Como fazer a separação silábica corretamente

Nosso idioma é muito rico em diversos aspectos, e isso torna nossa comunicação clara e com poucos problemas de compreensão.
Uma das regras do português é a separação silábica, que nada mais é do que separar as palavras de acordo com a forma que pronunciamos cada conjunto de letras.
É muito importante notar o peso da forma pronunciada no momento de separar as sílabas, pois faz total diferença caso isso não seja corretamente compreendido.
Por exemplo, na palavra pato temos a separação silábica sendo pa-to, isso decorre da forma como pronunciamos essa palavra: primeiro falamos o , e depois o tô.
Veja abaixo um pouco mais sobre separação silábica.

 Método geral

O método geral para se separar sílabas é ficar atento a forma pronunciada da palavra, e usar o hífen para distinguir as sílabas.
Vejamos alguns exemplos simples deste método:
gato —- ga-to —- gá-tô (falado)
panela —- pa-ne-la —- pá-né-lá (falado)
pescoço —- pes-co-ço —- pês —- cô —- sô (falado)
Cuidado com a forma apresentada acima, pois temos a palavra, sua separação silábica e a separação silábica na forma que falamos.

Regras importantes

Os dígrafos são pares de letras usadas para representar o mesmo som, não podendo ser separados.
Ou seja, atente-se para a palavra queijo, nos não dizemos que-i-jo, mas sim quei-jo, como se o que e o  fossem uma silaba só.
Outra regra importante é que dígrafos com rr, ss, sc, sç, sx e xc nunca podem ficar juntos.
Dessa forma, a separação silábica da palavra pássaro é pás-sa-ro.
Os tritongos e ditongos, palavras que possuem três ou duas vogais juntas, devem sempre permanecer juntas. Exemplos: Pa-ra-guai, cai-xa.
Os hiatos devem ser separados, e isso fica claro pela forma como pronunciamos o som da palavra. Exemplos: ca-de-a-do, sa-ú-de.
Os encontros consonantais, a não ser os que iniciam palavras, devem sempre ser separados. Exemplos: ap-to, ab-dô-men, pneu-mo-ni-a, psi-co-ló-gi-co.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *